Batmam e Aranha – o lado negro da HQ

Publicado: 08/18/2010 em Quadrinhos
Tags:, , , , , ,

Ainda me lembro no tempo de moleque em que eu ganhei a minha primeira HQ. A minha primeira casa tava em reformas e estávamos morando com a família da minha mãe (avós e tias). A mãe ia sair e por uma terceira vez pedi para trazer um quadrinho do Batman.

Este quadrinho em questão era o Desenho da TV. HQ baseado no excelente seriado, do qual prestaram só as primeiras temporadas, mais soturnas e sombrias que mostravam um “super-heroi” fodão. Mas esta versão em quadrinhos achava mais “anos 60”, com histórias do tipo “A vingança do Sr. Gentil”, não era uma coisa me deixava vidrado ou aperreava a minha mãe para comprar, apenas um passatempo depois que me cansava dos videogames.

Aquilo foi muito engraçado

A minha mãe voltou e com uma surpresa. Esta é a primeira vez que recebo uma “HQ de VERDADE”. A violência estava a começando a burburinhar aquela vizinhança, o que contribuiu para o impacto da primeira história e a minha favorita: “A volta do Aranha Negra”. Ela introduziu uma história forte, violenta, sombria e com um tema que é que minhas tias queriam distância, Narcóticos (drogas).

Chega de histórias coloridinhas

Esta HQ fazia parte da Saga Queda do Morcego. Como na foto se tratava de um Liga da Justiça e Batman, mas a primeira a história era do Batman e depois a Liga (Para mim a Liga só era boa por causa do Guy Gardner).

Antes de falar da história da HQ, vou voltar um pouco no tempo. Na revista “Batman Saga # 6”; produzida em 1976 pelo roteirista Gerry Conway e pelo desenhista Ernie Chan, a história teve a intenção de mostrar um possível encontro do Cavaleiro das Trevas com o Homem-Aranha.

O detalhe é que o criador do “vilão”, Conway, anos antes havia criado, para a Marvel, o anti-herói Justiceiro, um vigilante que cumpria papel de juiz e executor dos criminosos. Por isso, o Aranha Negra é considerado um mix de Homem-Aranha e Justiceiro.

O incrível Batman versus o espetacular Aranha Negra

Batman Saga # 6” era dividida em duas partes e tinha uma trama “temperada” com traficantes de heroína, prostitutas, tiros e muito combate corpo-a-corpo. Tudo com aquele clima de seriado policial dos anos 70.

Voltando ao “Liga da Justiça & Batman nº 7”, fui apresentado a uma família em ruínas de Needham, o Aranha Negra, que logo no começo da história foi ceifada por uma quadrinha de traficantes de heroína. Batman após vê os cadáveres, vê uma carta deixada por Needham que o levou ao desfecho mais heróico que até então já tinha visto.

Ainda me lembro, da expressão do morcegão ao ler a carta, e acho que ele percebe que ele e o Aranha não são muito diferentes (digamos que o morcego pega mais leve). Lembrando que o Aranha Negra tem o mesmo método agressivo do Justiceiro, porém o Aranha é mais impaciente hehehe!

Versão norte-americana

Foi a primeira história que li com conteúdo forte ou diga-se visceral por apresentar um tema tão cruel como pode ser a história comum que muita gente costuma ter. Para mim a passagem para adolescência que deixaria de ler historinhas coloridinhas para temas no mínimo joviais ou alguma coisa mais profunda como em gekigás e histórias da Vertigo. Acho esta HQ mais eficaz do que as cartilhas de gente famosa com o slogam “Diga não às drogas” :D.

Houve uma época que gostava mais do Aranha Negra que do próprio Batman. A DC trata-o como vilão, mas o considero um anti-herói tão bom quanto Wolverine, e até acho que ele poderia ter uma HQ própria, mas isso não passa de um devaneio de garoto, por que fica evidente a compilação de personagens Marvel.

O que me levou a escrever este texto foi de lembrar aqueles tempos e a tristeza de não mais poder lê-lo, muita coisa aconteceu daqueles tempos para cá, mas graças a um fatídico acontecimento, não posso mais usufruí-lo.

Se antes era mero simpatizante do Batman devido as suas batbugicangas (principalmente do possante turbinado), hoje eu posso dizer sou fã só por causa desta história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s